“...nenhuma deficiência de vagas há nas creches municipais, tratando-se de mera desinformação do povo sobre o acesso a estas, o que pois fazem recorrer diretamente ao Conselho Tutelar...” – Dennis Venery, Prefeito Municipal
Creche é um direito da criança e da mãe.
Parece-nos que a atual administração municipal não respeita a Lei, nem as crianças e nem as mães de Mairinque. A promotora de Justiça de Mairinque, Dra. Fernanda Priscila B. Moretti instaurou inquérito civil questionando a falta de vagas em creches públicas de Mairinque. O prefeito alegou número insuficiente de funcionários, mas que em 2012 resolveria definitivamente o problema. Alegou ainda que existem vagas mas que as mães são desinformadas a respeito delas.
Em nossas visitas às creches, qual foi nossa indignação ao constatar que somente 5 vagas foram abertas e somente na Creche Maria Haak Pereira (CDHU).
As creches “Modesta Gianelli” do Recanto dos Eucaliptos, “Euzébio Benedito Cruz” da Vila Granada sequer foram citadas pelo prefeito.
Grande é a necessidade em bairros como Terras de São José, Jardim Vitória, Dona Catarina, Monjolinho e Granada e várias indicações foram feitas para a construção de novas creches. Indicamos ainda a adaptação de prédios na Vila Sorocabana e Bairro Lagoinha para ampliação das EMEIS, porém mais uma vez o Prefeito mostrou sua falta de compromisso com as mães e crianças do município.
Mais uma vez o direito à creche vem sendo sistematicamente descumprido. O Prefeito acredita que 5 novas vagas resolverão o problema das mães e crianças e que esse número irrisório elimina a deficiência de vagas.
Veja o quadro a seguir, que mostra a quantidade real de vagas existentes em cada creche:
Nenhum comentário:
Postar um comentário