Fonte: www.pt-sp.org.br
O PT já conta com 15 pré-candidatos para a disputa de prefeituras em São Paulo nas Eleições 2012 definidos por meio de prévias.
Por Portal Linha Direta
Quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
No domingo, dia 18, mais três cidades definiram seus candidatos: em Suzano quem concorrerá à prefeitura é Valdicir Stuani, que venceu Célia Bortoletto no segundo turno das prévias; em Marília, Carlos Rodrigues da Silva Filho recebeu mais votos dos filiados petistas do que Ticiano Tófoli; e em Caçapava, Ana Paula venceu Paulo Roitberg.
Confira como foram as prévias nas cidades:
Santa Isabel - A pré-candidata Fábia foi escolhida por 48 dos 86 petistas que compareceram ao Diretório Estadual do PT em Santa Isabel, no domingo (11), como representante do partido para as próximas eleições. Os também pré-candidatos Josué e Paulinho receberam, respectivamente, 35 e um voto.
Lucélia - Beto Lopes venceu a prévia na cidade de Lucélia com 66 votos contra os 41 obtidos por José Roberto Nascimento, que antes mesmo da apuração se colocou à disposição do partido caso não fosse o escolhido e demonstrou apoio ao candidato vencedor.
Porto Ferreira os petistas votantes optaram pelo pré-candidato Dr. Saldanha Leivas Cougo na votação realizada no dia 11 de dezembro.
São Paulo - Com o consenso entre os quatro pré-candidatos, que retiraram em apoio ao ministro da Educação, Fernando Haddad, ele será o candidato do PT para retomar a administração da capital no ano que vem.
Suzano -
Parcial do primeiro turno: No dia 3 de dezembro, a secretária de Saúde Célia Bortoletto recebeu 883 votos e o secretário de Promoção da Cidadania e Inclusão Social Valdicir Stuani, outros 700. Os vereadores Vanderli Ferreira Dourado, o Derli do PT, e Luiz Carlos Geraldo, o Professor Luizinho, obtiveram respectivamente 614 e 592 votos. Foram contabilizados 2789 votos válidos.
Segundo turno: Valdicir Stuani venceu Célia Bortoletto por 1.700 votos contra 1.175.
Sete Barras - Houve uma das votações mais equilibradas do final de semana. Os pré-candidatos Adelmo, Cláudio Garrafão e José Eduardo Ribeiro retiraram a pré-candidatura em benefício de Alexandre, que recebeu 32 dos 65 votos válidos, ainda assim a vitória foi de Milton Ribeiro, por um voto de diferença.
Poá - O PT será representado pelo Dr. Ali Sami El Kadri nas eleições municipais do próximo ano. A diferença para o segundo pré-candidato, Rosenil Barros Orfão foi de 117 votos - sendo 347 para Ali e 230 para Rosenil, além de sete brancos e três nulos. O Diretório Municipal informou que 587 filiados votantes participaram da decisão - cerca de 56,5% dos votantes.
Indaiatuba - Em Indaiatuba, 118 petistas decidiram por Alexandre Peres como representante do Diretório Municipal no próximo pleito. O pré-candidato teve 63 votos, contra 55 de Jânio Ribeiro, que ai final da apuração já se colocou á disposição do Partido e declarou total apoio ao candidato escolhido pela maioria.
Sorocaba - Em Sorocaba, a ex-deputada Iara Bernardi será a candidata do PT na disputa à Prefeitura em 2012. Bernardi obteve 63,34% dos votos, o que corresponde a 273. Paulo Eustáquio recebeu 158 votos. A eleição interna do PT de Sorocaba, realizada num clima tranquilo, teve o comparecimento de 434 petistas e contabilizou apenas dois votos nulos e um branco.
Piracicaba - Em Piracicaba, o Diretório Municipal do PT será representado nas eleições 2012 pelo ex-deputado estadual Roberto Felício. Eleito na tarde deste domingo (27), Felício obteve 155 votos (65,58%). Paulo Kageyama, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), recebeu 71 votos (31,42%).
Compareceram à sede da Associação dos Aposentados de Piracicaba 229 filiados/as. A votação ainda teve um voto branco e outros dois nulos.
Campo Limpo Paulista - O PT de Campo Limpo Paulista também definiu no domingo (27), em seu processo de prévia, que o candidato à eleição para prefeito do município será o Dr. Japim. A disputa foi bem equilibrada. De um total de 215 filiados que compareceram às urnas, 111 votaram favoravelmente ao Dr. Japim e 104 em Joaquim César da Silva (Tcheco). No
Marília- Carlos Rodrigues da Silva Filho recebeu 68 dos 122 votos. O vice-prefeito e presidente do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), Ticiano Tófoli, foi o segundo colocado, com 54 votos.
CaçapavaAna Paula venceu Paulo Roitberg.
Quadro de cidades que realizarão prévias no estado de SP e petistas que concorrem a pré-candidatura:
Datas a serem confirmadas - Macro Guarulhos
DM de Arujá - o médico José Luis, o advogado Márcio, e o assistente social Rodrigo.
Macro Sorocaba - DM Iperó
Resultado das prévias realizadas em novembro:
DM Paulínia - Dixon Ronan Carvalho
DM Caraguatatuba - Rodolfo Fernandes
DM Valinhos - Alexandre Luis Tonetti
DM Campo Limpo Paulista - Dr. Japim
DM Piracicaba – Dr. Roberto Felício
DM Sorocaba – Iara Bernardi
Em dezembro:
DM Santa Isabel - Fábia
DM Lucélia - Beto Lopes
DM Porto Ferreira - Saldanha Leivas Cougo
DM Poá - Ali Sami El Kadri
DM Indaiatuba - Alexandre Peres
DM Sete Barras – Milton Ribeiro
DM Marília- Carlos Rodrigues Silva
DM Suzano- Valdicir Stuani
DM Caçapava- Ana Paula
Resolução do PT Nacional sobre as prévias
Clique aqui para ver o documento.
Resolução do PT Estadual sobre as Prévias
O processo de prévia será sempre acompanhado por um membro da Comissão Executiva Estadual e os materiais (listas e cédulas) são encaminhados pelo Diretório Nacional.
Conforme resolução da Comissão Executiva Nacional (CEN), aprovada em outubro deste ano, sobre o processo de resolução de candidaturas para as eleições 2012, cada município, onde o Partido está organizado em diretórios, tem autonomia para estabelecer o seu calendário pela Comissão Executiva Municipal (CEM), observadas as regras estatutárias, particularmente os artigos constantes dos Títulos IV e V do Estatuto do PT, bem como as demais disposições desta Resolução.
Nos municípios com menos de mil filiados aptos a votar não será necessária a realização de eleição de delegados/as para os encontros, sendo considerados todos que se filiaram ao Partido até um ano antes do respectivo Encontro.
Nos municípios que realizarem eleição de delegados para o Encontro de Definição da Tática Eleitoral, os delegados para o Encontro de Definição de Candidaturas serão os mesmos eleitos para o primeiro.
Já nas cidades que realizarem Prévia para definição da candidatura a Prefeito/a, a eleição de delegados/as ao Encontro deverá ser realizada em conjunto com a Prévia.
O número de delegados a serem eleitos para o Encontro Municipal será definido pelo Diretório Municipal, não podendo ser inferior a cinco vezes o número de membros da instância municipal.
Dentre as regras que organizam o processo e sofreram alterações no Estatuto do PT pelo 4º Congresso Nacional, estão:
- A CEM somente examinará pedido de inscrição de pré-candidatura a Prefeito/a se estiver acompanhado do apoio subscrito de, no mínimo, 10% (dez por cento) do número de votantes no PED 2009 ou PEDEX 2011 no município;
- O Diretório Municipal poderá, excepcionalmente, com votos de 2/3 de seus membros, deliberar pela não realização de prévias. Neste caso, a escolha do/a candidato/a ocorrerá no Encontro de Delegados/as, com votação em urna;
- Quando o Diretório Municipal deliberar pela não realização de prévia conforme previsto na resolução, o pedido de inscrição de pré-candidatura a Prefeito/a deverá estar acompanhado do apoio subscrito de, no mínimo, 10% dos delegados ao Encontro Municipal;
- As chapas de delegados deverão ser preordenadas, sendo eleitos, de acordo com a proporcionalidade dos votos recebidos, os primeiros nomes na ordem apresentada. Os demais componentes da chapa passam a ser suplentes, também na ordem apresentada pela chapa. As substituições de delegados também deverão obedecer a ordem da chapa;
- As chapas de delegados/as deverão apresentar paridade de gênero na sua composição, bem como as delegações eleitas.
Veja as datas-limite e intervalos mínimos do calendário eleitoral completo:
- Proposta de apoio a candidato/a de outro partido
- Decisão do DM sobre realização de Prévia – 7 dias antes do prazo limite para inscrição de chapas
2 de abril de 2012
Inscrição de Chapas – 14 dias antes da eleição de delegados/as
22 de abril de 2012
- Eleição de Delegados – 7 dias antes do Encontro de Definição de Tática Eleitoral
29 de abril de 2012
- Encontro de Definição de Tática Eleitoral - 28 dias depois de definido o apoio a candidato de outro partido
30 de abril de 2012
- Inscrição de pré-candidatos/as a Prefeito/a – cinco dias úteis no mínimo
20 de maio de 2012
- Prévia Eleitoral – 14 dias depois de expirado o prazo de inscrição de pré-candidatos/as a Prefeito/a
3 de junho de 2012
- 2º turno de Prévia Eleitoral – deve ocorrer em no máximo 14 dias depois do primeiro turno
10 de junho de 2012
- Encontro para homologação de candidatos/as – até 20 dias após o 2º turno da prévia
10 a 30 de junho de 2012
Convenção Oficial para apresentar as candidaturas homologadas
Municípios com mais de mil filiados que não realizaram Encontro de Definição de Tática ou a Prévia
13 de maio de 2012
- Inscrição de chapas - 14 dias antes da eleição de delegados/as. Prazo mínimo de cinco dias úteis.
27 de maio de 2012
- Eleição de delegados/as – 14 dias antes do Encontro para homologação de candidaturas
A resolução da CEN traz também a prorrogação do prazo para a realização do Processo de Eleição Direta (PED) Extraordinário 2011 até 20 de dezembro deste ano. Porém, nas cidades onde a militância não organizar o Diretório Municipal não poderá participar da eleição municipal de 2012.
Confira como foram as prévias nas cidades:
Santa Isabel - A pré-candidata Fábia foi escolhida por 48 dos 86 petistas que compareceram ao Diretório Estadual do PT em Santa Isabel, no domingo (11), como representante do partido para as próximas eleições. Os também pré-candidatos Josué e Paulinho receberam, respectivamente, 35 e um voto.
Lucélia - Beto Lopes venceu a prévia na cidade de Lucélia com 66 votos contra os 41 obtidos por José Roberto Nascimento, que antes mesmo da apuração se colocou à disposição do partido caso não fosse o escolhido e demonstrou apoio ao candidato vencedor.
Porto Ferreira os petistas votantes optaram pelo pré-candidato Dr. Saldanha Leivas Cougo na votação realizada no dia 11 de dezembro.
São Paulo - Com o consenso entre os quatro pré-candidatos, que retiraram em apoio ao ministro da Educação, Fernando Haddad, ele será o candidato do PT para retomar a administração da capital no ano que vem.
Suzano -
Parcial do primeiro turno: No dia 3 de dezembro, a secretária de Saúde Célia Bortoletto recebeu 883 votos e o secretário de Promoção da Cidadania e Inclusão Social Valdicir Stuani, outros 700. Os vereadores Vanderli Ferreira Dourado, o Derli do PT, e Luiz Carlos Geraldo, o Professor Luizinho, obtiveram respectivamente 614 e 592 votos. Foram contabilizados 2789 votos válidos.
Segundo turno: Valdicir Stuani venceu Célia Bortoletto por 1.700 votos contra 1.175.
Sete Barras - Houve uma das votações mais equilibradas do final de semana. Os pré-candidatos Adelmo, Cláudio Garrafão e José Eduardo Ribeiro retiraram a pré-candidatura em benefício de Alexandre, que recebeu 32 dos 65 votos válidos, ainda assim a vitória foi de Milton Ribeiro, por um voto de diferença.
Poá - O PT será representado pelo Dr. Ali Sami El Kadri nas eleições municipais do próximo ano. A diferença para o segundo pré-candidato, Rosenil Barros Orfão foi de 117 votos - sendo 347 para Ali e 230 para Rosenil, além de sete brancos e três nulos. O Diretório Municipal informou que 587 filiados votantes participaram da decisão - cerca de 56,5% dos votantes.
Indaiatuba - Em Indaiatuba, 118 petistas decidiram por Alexandre Peres como representante do Diretório Municipal no próximo pleito. O pré-candidato teve 63 votos, contra 55 de Jânio Ribeiro, que ai final da apuração já se colocou á disposição do Partido e declarou total apoio ao candidato escolhido pela maioria.
Sorocaba - Em Sorocaba, a ex-deputada Iara Bernardi será a candidata do PT na disputa à Prefeitura em 2012. Bernardi obteve 63,34% dos votos, o que corresponde a 273. Paulo Eustáquio recebeu 158 votos. A eleição interna do PT de Sorocaba, realizada num clima tranquilo, teve o comparecimento de 434 petistas e contabilizou apenas dois votos nulos e um branco.
Piracicaba - Em Piracicaba, o Diretório Municipal do PT será representado nas eleições 2012 pelo ex-deputado estadual Roberto Felício. Eleito na tarde deste domingo (27), Felício obteve 155 votos (65,58%). Paulo Kageyama, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), recebeu 71 votos (31,42%).
Compareceram à sede da Associação dos Aposentados de Piracicaba 229 filiados/as. A votação ainda teve um voto branco e outros dois nulos.
Campo Limpo Paulista - O PT de Campo Limpo Paulista também definiu no domingo (27), em seu processo de prévia, que o candidato à eleição para prefeito do município será o Dr. Japim. A disputa foi bem equilibrada. De um total de 215 filiados que compareceram às urnas, 111 votaram favoravelmente ao Dr. Japim e 104 em Joaquim César da Silva (Tcheco). No
Marília- Carlos Rodrigues da Silva Filho recebeu 68 dos 122 votos. O vice-prefeito e presidente do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), Ticiano Tófoli, foi o segundo colocado, com 54 votos.
CaçapavaAna Paula venceu Paulo Roitberg.
Quadro de cidades que realizarão prévias no estado de SP e petistas que concorrem a pré-candidatura:
Datas a serem confirmadas - Macro Guarulhos
DM de Arujá - o médico José Luis, o advogado Márcio, e o assistente social Rodrigo.
Macro Sorocaba - DM Iperó
Resultado das prévias realizadas em novembro:
DM Paulínia - Dixon Ronan Carvalho
DM Caraguatatuba - Rodolfo Fernandes
DM Valinhos - Alexandre Luis Tonetti
DM Campo Limpo Paulista - Dr. Japim
DM Piracicaba – Dr. Roberto Felício
DM Sorocaba – Iara Bernardi
Em dezembro:
DM Santa Isabel - Fábia
DM Lucélia - Beto Lopes
DM Porto Ferreira - Saldanha Leivas Cougo
DM Poá - Ali Sami El Kadri
DM Indaiatuba - Alexandre Peres
DM Sete Barras – Milton Ribeiro
DM Marília- Carlos Rodrigues Silva
DM Suzano- Valdicir Stuani
DM Caçapava- Ana Paula
Resolução do PT Nacional sobre as prévias
Clique aqui para ver o documento.
Resolução do PT Estadual sobre as Prévias
O processo de prévia será sempre acompanhado por um membro da Comissão Executiva Estadual e os materiais (listas e cédulas) são encaminhados pelo Diretório Nacional.
Conforme resolução da Comissão Executiva Nacional (CEN), aprovada em outubro deste ano, sobre o processo de resolução de candidaturas para as eleições 2012, cada município, onde o Partido está organizado em diretórios, tem autonomia para estabelecer o seu calendário pela Comissão Executiva Municipal (CEM), observadas as regras estatutárias, particularmente os artigos constantes dos Títulos IV e V do Estatuto do PT, bem como as demais disposições desta Resolução.
Nos municípios com menos de mil filiados aptos a votar não será necessária a realização de eleição de delegados/as para os encontros, sendo considerados todos que se filiaram ao Partido até um ano antes do respectivo Encontro.
Nos municípios que realizarem eleição de delegados para o Encontro de Definição da Tática Eleitoral, os delegados para o Encontro de Definição de Candidaturas serão os mesmos eleitos para o primeiro.
Já nas cidades que realizarem Prévia para definição da candidatura a Prefeito/a, a eleição de delegados/as ao Encontro deverá ser realizada em conjunto com a Prévia.
O número de delegados a serem eleitos para o Encontro Municipal será definido pelo Diretório Municipal, não podendo ser inferior a cinco vezes o número de membros da instância municipal.
Dentre as regras que organizam o processo e sofreram alterações no Estatuto do PT pelo 4º Congresso Nacional, estão:
- A CEM somente examinará pedido de inscrição de pré-candidatura a Prefeito/a se estiver acompanhado do apoio subscrito de, no mínimo, 10% (dez por cento) do número de votantes no PED 2009 ou PEDEX 2011 no município;
- O Diretório Municipal poderá, excepcionalmente, com votos de 2/3 de seus membros, deliberar pela não realização de prévias. Neste caso, a escolha do/a candidato/a ocorrerá no Encontro de Delegados/as, com votação em urna;
- Quando o Diretório Municipal deliberar pela não realização de prévia conforme previsto na resolução, o pedido de inscrição de pré-candidatura a Prefeito/a deverá estar acompanhado do apoio subscrito de, no mínimo, 10% dos delegados ao Encontro Municipal;
- As chapas de delegados deverão ser preordenadas, sendo eleitos, de acordo com a proporcionalidade dos votos recebidos, os primeiros nomes na ordem apresentada. Os demais componentes da chapa passam a ser suplentes, também na ordem apresentada pela chapa. As substituições de delegados também deverão obedecer a ordem da chapa;
- As chapas de delegados/as deverão apresentar paridade de gênero na sua composição, bem como as delegações eleitas.
Veja as datas-limite e intervalos mínimos do calendário eleitoral completo:
- Proposta de apoio a candidato/a de outro partido
- Decisão do DM sobre realização de Prévia – 7 dias antes do prazo limite para inscrição de chapas
2 de abril de 2012
Inscrição de Chapas – 14 dias antes da eleição de delegados/as
22 de abril de 2012
- Eleição de Delegados – 7 dias antes do Encontro de Definição de Tática Eleitoral
29 de abril de 2012
- Encontro de Definição de Tática Eleitoral - 28 dias depois de definido o apoio a candidato de outro partido
30 de abril de 2012
- Inscrição de pré-candidatos/as a Prefeito/a – cinco dias úteis no mínimo
20 de maio de 2012
- Prévia Eleitoral – 14 dias depois de expirado o prazo de inscrição de pré-candidatos/as a Prefeito/a
3 de junho de 2012
- 2º turno de Prévia Eleitoral – deve ocorrer em no máximo 14 dias depois do primeiro turno
10 de junho de 2012
- Encontro para homologação de candidatos/as – até 20 dias após o 2º turno da prévia
10 a 30 de junho de 2012
Convenção Oficial para apresentar as candidaturas homologadas
Municípios com mais de mil filiados que não realizaram Encontro de Definição de Tática ou a Prévia
13 de maio de 2012
- Inscrição de chapas - 14 dias antes da eleição de delegados/as. Prazo mínimo de cinco dias úteis.
27 de maio de 2012
- Eleição de delegados/as – 14 dias antes do Encontro para homologação de candidaturas
A resolução da CEN traz também a prorrogação do prazo para a realização do Processo de Eleição Direta (PED) Extraordinário 2011 até 20 de dezembro deste ano. Porém, nas cidades onde a militância não organizar o Diretório Municipal não poderá participar da eleição municipal de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário