Comentário ao post "Sobre Serra - 10"
Pensando na imagem que criei dos políticos do PSDB e do PT ao longo dos anos de Paulistano morador de bairro de classe média alta e uma agulha fora do palheiro! No meu bairro mais de 80% dos eleitores votam no PSDB, votavam antes no PDS de Maluf; na minha época de FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas da USP (1989) mais de 90% dos eleitores votaram em LULA contra COLLOR, vice-versa no meu bairro.
Vivenciei duas realidades distintas da Faculdade de Filosofia e o voto progressista e de morador de um bairro conservador no voto. Eu votando no PCdoB e no LULA e o bairro todo votando no MALUF, depois no FHC, COVAS, depois, ALCKMIN, SERRA E KASSAB.
O SERRA e os políticos do PSDB foram a imagem de contraponto dos políticos Petistas.
Antigamente nós víamos os políticos do PT com camisetas de campanha, barbudos, gordos ou magérrimos, sem um visual executivo, etc! Era o trabalhador, o militante dos movimentos sociais, o militante do MST, o homossexual, as mulheres lutando por igualdade, os negros, etc.
o PSDB foi construido para ser um contraponto: homens com terno e gravata, na estica, barba feita, fala polida, saudáveis, ar de executivo, etc.
Se criou a ideia, na velha mídia, de que os políticos do PSDB eram gestores de qualidade, homens sérios, organizados, ordeiros, quase todos branquinhos (afinal, quem era gestor até o tempo de FHC era a elite branca); enquanto os políticos do PT eram agitadores, menos capazes de administrar uma cidade, estado e o Governo Federal, gente sem estudo, que fala errado, etc.
Os PSDBistas eram tratados com respeito (talvez, Doutores, homens cultos, estadistas) e os Petistas como esquerdistas, comunistas, essas coisas, para não dizer vagabundos).
O que aconteceu de real? Os homens de cara lavada, terno e gravata não deram certo, quebraram o Brasil algumas vezes, certo? O LULA virou Presidente e os barbudos, os menos elegantes tiveram vez e voz no Brasil!
O PSDB continua com o mesmo perfil desde sempre: sem muito espaço para as mulheres, para os negros, para os barbudos, para o político mais desajeitado no visual, para o trabalhador e os movimentos sociais! Todos políticos pausterizados. E a sociedade organizada, a cada dia mais multiplica seus participantes, com os mais diferentes visuais!
Quem pode se ver representado no PSDB?
O jovem que imita o Neymar no visual?
A mulher independente?
O brasileiro que recebe Bolsa Família (quando os caras achincalham o programa)?
Os homossexuais?
Os intelectuais? (quanto é escassa a quantidade de intelectuais a defendê-los, não é verdade?)
Os negros? etc. etc. etc.
Para mim a falta de diversidade dentro desse partido o inibe a crescer, ele se fortaleceu do Plano Real e se estabeleceu dentro da velha mídia e por lá ficou!
E não tem como um partido desses alçar voos maiores nos dias de hoje! Com a população mais independente, milhares de grupos sociais bem definidos, e a imagem dos políticos do PSDB sempre igual.
O SERRA tenta dar um ar de "jovem", de antenado no mundo atual, mas a imagem dele não cola com esse mundo atual, porque ele sempre foi um "careta" como são os políticos de seu partido! Conservadores ao extremo na postura (vestimenta, fala, gestual), na abertura das ideias, impedindo na ampliação das possibilidades da diversidade interna no partido!
Um candidato como o SERRA, que toma para si a bandeira da não aprovação do direito ao "aborto", para ganhar uma eleição? Quer ter a imagem de moderno? Tinha que continuar sendo "quadrado"!, isto sim! Para se encaixar no seu possível eleitor. Quando vira essa biruta, conforme o vento vira um personagem diferente, acaba sendo motivo de gozação e de descaso! Quer ser Católico e Protestante ao mesmo tempo! Quer ser progressista e conservador ao mesmo tempo! Quer ser anti-petista e lulista (lembram do Zé no inicio da campanha eleitoral em 2010) ao mesmo tempo! Quer defender direitos dos homossexuais, quando os vê e ser contrário quando se encontra com o Pastor Silas Malafaia! Assim, não dá!
Tudo o que é fabricado, pasteurizado, produto de propaganda midiática não tem durabilidade! Somos de carne e osso e temos alma e um coração que pulsa! Personagem de estorinha é para cartunista, certo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário