quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vereador Julio Mariano quer melhoria no atendimento das ambulâncias


da assessoria de imprensa da câmara de São Roque

A Saúde é reconhecida como um direito fundamental do ser-humano, cabendo ao Estado garantir as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e o acesso, atenção e assistência em todos os níveis de complexidade.  Para tanto entre os anos 70 e 80, vários médicos, enfermeiros, donas de casa, trabalhadores de sindicatos, religiosos e funcionários dos postos e secretarias de saúde levaram adiante o "movimento sanitário", com o objetivo de criar um novo sistema público para solucionar os inúmeros problemas encontrados no atendimento à saúde da população. E foi assim que nasceu o SUS - Sistema Único de Saúde. Passados todos estes anos, o cenário não mudou muito, a saúde disponibilizada para a população não está a contento. Em nosso município não é diferente, e é comum encontramos pessoas buscando o acesso a saúde de melhor qualidade. Embora entre as cidades vizinhas ainda sejamos um dos municípios que oferece melhor atendimento, ainda estamos longe de atingir um serviço a contento.
A saúde é prioridade.  E existem pequenas mudanças que não requerem muitos investimentos e que poderiam melhorar, e muito, os serviços oferecidos. Exemplo é o sistema de transportes que leva nossos pacientes para outros municípios. Como não temos um Hospital Regional ou atendimento de altos níveis de complexidades, muitos dos nossos enfermos são conduzidos todos os dias para as mais diversas e até distantes cidades, como Barretos.
Atualmente o paciente ao tomar conhecimento do agendamento de sua consulta em outro município, fica impossibilitado de reservar sua vaga, antecipadamente, nestas conduções. Para o Vereador Julio Mariano este procedimento preocupa, pois os pacientes ficam sabendo da data de atendimento, meses antes, mas só podem fazer a reserva de vagas nas ambulâncias, na véspera do atendimento, até as 9 horas, e a confirmação ocorre na parte da noite. Embora a maioria dos pacientes consiga o atendimento, este procedimento causa um sofrimento desnecessário, pelo fato do usuário não ter certeza se vai ou não conseguir o transporte até o hospital.    
Outro fator relevante com relação ao assunto é que a maioria que se serve do serviço é formada por pessoas idosas, doentes, sem recursos, que chegam à Unidade de Saúde, ao lado da Rodoviária, ainda de madrugada e aguardam o horário de saída dos veículos no relento, em pé e sem um banheiro à disposição.  Julio Mariano acredita que com um pouco de organização este sofrimento dos pacientes pode ser amenizado. A Unidade de Saúde, por exemplo, é coberta, possui bancos e banheiros e poderia ser disponibilizada a eles, enquanto aguardam.
Portanto, pensando em tudo isso, o Vereador Julio Mariano encaminhou ao Prefeito Municipal um Requerimento questionando a viabilidade de se efetuar mudanças nos procedimentos dos agendamentos de ambulâncias e veículos da Saúde, bem como, está solicitando que seja oferecida a estes  cidadãos uma condição mais favorável, inclusive disponibilizando  lanches,  para que eles possam enfrentar a longa jornada que terão pela frente. “Agora aguardo a resposta do Executivo, na esperança que tais melhorias sejam implantadas e venham ao encontro dos  anseios dos pacientes, que realmente necessitam desse transporte e merecem ser tratados com um pouco mais de carinho e atenção”, finaliza o vereador do PT. 

Fonte: http://www.guiasaoroque.com.br/noticia/noticia.asp?id=7566

Nenhum comentário:

Postar um comentário