segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Para ministra, Dia Nacional de Zumbi reconhece empenho dos movimentos negros



A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Bairros, fez pronunciamento hoje (20) em rede nacional de rádio e TV sobre o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Segundo a ministra, é preciso aproveitar o momento favorável de inclusão que o país vive para aumentar os impactos de políticas sociais implementadas pelo governo federal.
“Hoje lembramos uma experiência histórica que supera épocas e lugares. Com a sanção da lei que declara o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra o governo reconhece o empenho dos movimentos negros, porque o significado desta data alcança a todos nós brasileiros.”
Ela lembrou que, apesar de ganhos importantes na ascensão social da população, as mudanças no acesso à educação, trabalho e renda ainda são “acompanhadas pela persistente presença de mulheres e homens negros entre os mais vulneráveis”. Disse ainda que é prioritário criar condições para o pleno exercício da cidadania para as pessoas negras, que representam 71% dos brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza.
“Neste ano, instituído pela ONU como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, lançamos a campanha Igualdade Racial é pra Valer. A campanha mobiliza agentes econômicos e sociais para vencer o núcleo mais resistente de nossas desigualdades: a desigualdade racial.”

Artigos relacionados


Afrodescendentes precisam participar de todos os setores da sociedade, diz Gilberto Gil

Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o cantor Gilberto Gil durante show no almoço oferecido aos Chefes de Estado, que participaram do encontro Iberoamericano de Alto Nível em comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescentes. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
O músico Gilberto Gil fez hoje (19) uma apresentação aos chefes de Estado que participaram, em Salvador, das comemorações do Ano Internacional dos Afrodescendentes. Ele cumprimentou a presidenta Dilma, anfitriã do encontro que discutiu medidas de inclusão social e combate ao racismo. Depois de encantar a plateia, o ex-ministro da Cultura falou ao Blog do Planalto sobre a presença marcante da África na formação do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário