sábado, 17 de setembro de 2011

POLICIAL MULHER UMA NECESSIDADE QUE PRECISA SER ATENDIDA

"O objetivo dessa reunião foi reivindicar a vinda de policial militar mulher para Mairinque".
 
Coronel Fátima, Déia e Tenente Coronel Toma

Ontem estive visitando 7º Batalhão PM/Interior em Sorocaba, onde me reuni com a Coronel Fátima Ramos Dutra, comandante do CPI-7, Comando de Policiamento do Interior – 7, com o Tenente Coronel César Francisco Toma, comandante do 50º Batalhão, Policiamento Comunitário do Interior que fica sediado na cidade de Itu e comanda o policiamento em Mairinque.

A visita foi agendada pelo gabinete do deputado estadual Enio Tatto(PT) a meu pedido e foi acompanhada pelo Geninho, que assessora o deputado na nossa região.

O objetivo dessa reunião foi reivindicar a vinda de policial militar mulher para Mairinque. Essa preocupação vem do fato de constantemente receber informações e denúncias de meninas que quando suspeitas ou cometendo infrações, em casos de abordagens ou blits, se encontram “protegidas” pela legislação e por isso continuam expostas à marginalidade dificultando ações de prevenções e combate a atos de infrações.

No caso de busca pessoal em mulheres, o dispositivo legal que trata do assunto é bem claro: Art. 249 do Código de Processo Penal - A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência.
Sempre que possível, a busca em mulheres deve ser realizada por uma policial (sexo feminino).

Segundo os Comandantes Fátima e Toma, existe uma carência muito grande de policiais mulheres que não chega nem a 10% do efetivo no 7º Batalhão PM/Interior. Com esse quadro fica difícil efetivar uma policial em Mairinque. De qualquer forma, foi assumido o compromisso de destacar uma policial em ações planejadas, o que já seria um passo considerável em ações policiais envolvendo mulheres. A comandante Fátima também sugeriu uma parceria entre legislativo e prefeitura para incentivar o ingresso de mulheres na corporação quando da realização de concursos públicos.

Entre outros assuntos, discutimos alternativas de melhorar a segurança pública no município como desenvolver programas de palestras de combate as drogas envolvendo pais, conselho tutelar, clubes de serviços, guarda municipal, etc.. Outro assunto destacado é que está previsto para ser apreciado pela câmara municipal o encaminhamento de doação de área para a construção das dependências que acolherá o destacamento da policia militar em Mairinque. Espero que isso seja acelerado e vou me empenhar por isso, pois será um significativo apoio para a segurança da nossa população.

Na minha avaliação foi uma reunião muito produtiva e que trará resultados concretos para a nossa segurança.

VEREADORA DÉIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário